Mário Vasconcelos é formado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Goiás e Direito pela então Universidade Católica, hoje PUC.  Integrou a equipe da Casa Civil da Governadoria de Goiás por 20 anos, fazendo revisão jurídica e linguística das peças ali produzidas. Foi professor de Português por 42 anos na rede particular em Goiânia​​​​​​​

My Image
My Image

Lara Brenner é professora de Língua Portuguesa do Curso de Português Jurídico para Advogados em Goiânia, junto com seu pai, professor Mário Vasconcelos. Graduada e pós-graduada em Direito, exerceu a profissão por três anos e encontrou seu ponto de equilíbrio entre o Direito e a Língua. Trabalha também com preparação para vestibular na rede particular.

My Image
My Image
My Image

Dez modismos que você deve evitar ao redigir.

My Image
My Image

Faça parte da nossa Lista VIP do Telegram e receba em primeira mão as melhores orientações de Português Jurídico. O objetivo do grupo é trazer soluções práticas para sua escrita no trabalho. Seja bem-vindo!

My Image

Durante grande parte da faculdade, trabalhei em órgãos públicos, como Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual. Após formada, trabalhei por três anos em escritórios de advocacia. 

Em todos esses lugares, um fato se repetia: eu acabava virando uma espécie de revisora de peças jurídicas.


Isso foi fundamental por dois motivos: 


1) mostrei um diferencial a meus superiores, o que me permitiu ganhar a confiança de grandes advogados e procuradores, apesar de minha pouca experiência;


2) pude compreender precisamente quais são as dúvidas e dificuldades mais comuns dos profissionais de Direito. 


Foi curioso perceber como, em todas as searas, os desvios linguísticos se repetiam à exaustão. Eu acabava corrigindo sempre as mesmas coisas.


Posso apostar que você já ficou inseguro ao empregar certas expressões. Talvez tenha hesitado e trocado a estrutura da frase apenas para evitá-las, ou talvez haja feito o emprego de maneira inadequada. 


Para acabar com essa insegurança de uma vez por todas, eu e meu pai (prof. Mário Vasconcelos) criamos este e-book totalmente gratuito com 10 modismos que você deve evitar no universo jurídico.


Que seja de grande valia a você!

Nós organizamos com carinho para facilitar o seu entendimento acerca destas escorregadias expressões.

My Image

De forma direta, didática e descomplicada, sem rebuscamentos, você vai compreender as razões pelas quais deve evitá-las.


Os conteúdos da professora Lara são sempre muito práticos, pontuais e voltados para as necessidades do advogado. Hoje, depois que estudei com a Lara, meu texto é mais bem redigido e atraente ao leitor.

Sinara Rodrigues, servidora pública.

Dicas precisas e objetivas que me auxiliam a lidar com minhas petições e até como eu externalizo minhas opiniões, seja em despachos, seja em sustentações orais.

Diogo Ferreira, advogado.

Muito interessante e benéfico para quem já atua e deseja tirar os vícios de linguagem e as repetições não intencionais. Vale muito a pena acompanhar a professora Lara e acessar todo o seu material.

Marcelo Pacheco, advogado.