Mário Vasconcelos é formado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Goiás e Direito pela então Universidade Católica, hoje PUC. Integrou a equipe da Casa Civil da Governadoria de Goiás por 20 anos, fazendo revisão jurídica e linguística das peças ali produzidas. Foi professor de Português por 42 anos na rede particular em Goiânia
Lara Brenner é professora de Língua Portuguesa do Curso de Português Jurídico para Advogados em Goiânia, junto com seu pai, professor Mário Vasconcelos. Graduada e pós-graduada em Direito, exerceu a profissão por três anos e encontrou seu ponto de equilíbrio entre o Direito e a Língua. Trabalha também com preparação para vestibular na rede particular.
Faça parte da nossa Lista VIP do Telegram e receba em primeira mão as melhores orientações de Português Jurídico. O objetivo do grupo é trazer soluções práticas para sua escrita no trabalho. Seja bem-vindo!
Durante grande parte da faculdade, trabalhei em órgãos públicos, como Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual. Após formada, trabalhei por três anos em escritórios de advocacia.
Em todos esses lugares, um fato se repetia: eu acabava virando uma espécie de revisora de peças jurídicas.
Isso foi fundamental por dois motivos:
1) mostrei um diferencial a meus superiores, o que me permitiu ganhar a confiança de grandes advogados e procuradores, apesar de minha pouca experiência;
2) pude compreender precisamente quais são as dúvidas e dificuldades mais comuns dos profissionais de Direito.
Foi curioso perceber como, em todas as searas, os desvios linguísticos se repetiam à exaustão. Eu acabava corrigindo sempre as mesmas coisas.
Posso apostar que você já ficou inseguro ao empregar certas expressões. Talvez tenha hesitado e trocado a estrutura da frase apenas para evitá-las, ou talvez haja feito o emprego de maneira inadequada.
Para acabar com essa insegurança de uma vez por todas, eu e meu pai (prof. Mário Vasconcelos) criamos este e-book totalmente gratuito com 10 modismos que você deve evitar no universo jurídico.
Que seja de grande valia a você!
Nós organizamos com carinho para facilitar o seu entendimento acerca destas escorregadias expressões.
De forma direta, didática e descomplicada, sem rebuscamentos, você vai compreender as razões pelas quais deve evitá-las.